Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica recuou 0,2% em fevereiro/13 na comparação com o mês imediatamente anterior (janeiro/13), já descontadas as influências sazonais. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (fev/12), houve crescimento de 1,8% da atividade econômica. Com este resultado, no acumulado do primeiro bimestre de 2013, o crescimento da atividade econômica atingiu 2,8%.

  serasaDe acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda de 0,2% em fevereiro/13 foi o primeiro recuo mensal da atividade econômica desde agosto do ano passado, ou seja, não pode ser tomado como ponto de reversão da tendência de recuperação que vem caracterizando a atividade econômica a partir do segundo semestre do ano passado.

Do ponto de vista da oferta agregada, foi a indústria que mais contribuiu para o recuo da atividade econômica em fevereiro/13 uma vez que o setor se retraiu 1,1% na comparação com janeiro/13. Também o setor de serviços, recuando 0,1% em fevereiro/13 exerceu influência negativa sobre o desempenho da atividade econômica naquele mês. Apenas o setor agropecuário, influenciado pelo desempenho positivo da produção de grãos da safra deste ano, avançou em fevereiro/13, crescendo 2,7% em relação a janeiro/13.

Pelo lado da demanda agregada, o consumo das famílias caindo 0,3% e as exportações recuando 0,6% pesaram negativamente sobre a atividade econômica em fevereiro/13. Já as importações, recuando 3,3%, e o consumo do governo crescendo 0,2% atuaram na direção positiva sobre a atividade econômica em fevereiro/13. Entretanto a maior contribuição positiva sobre a atividade econômica foi exercida pelos investimentos, que aumentaram 2,6% em fevereiro/13 perante o mês imediatamente anterior.

Fonte: Serasa Experian 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here