Todo mundo já deve ter ouvido falar sobre marca registrada, ou pelo menos leu essa expressão em alguma embalagem ou propaganda. Mas será que todos sabem realmente o que é e para que serve o registro de marca? Vamos deixar esse assunto um pouco mais claro.

O que é uma marca?

A marca é um símbolo ou um sinal que representa um empreendimento, tornando-o diferente dos demais. Seja uma empresa, um produto e até mesmo um profissional liberal, todos utilizam uma marca, mesmo que nunca tenham pensado nisso. É porque a marca pode ser um símbolo qualquer e até mesmo um nome que se utiliza como identidade.

Porque ter uma marca registrada?

Ainda que todos utilizem uma marca, nem todos utilizam uma marca registrada. A diferença é que, registrando a sua marca, o seu empreendimento estará protegido legalmente.

A marca de um negócio é um de seus maiores patrimônios. É através da marca que clientes e parceiros reconhecem o negócio. E assim, estabelecem um relacionamento com essa marca desde o primeiro contato.

Se você não tem o registro de marca, está sujeito a ter que reiniciar esse relacionamento do zero. Porque terá de registrar uma nova marca, se algum concorrente registrá-la em seu lugar. E é realmente assim que funciona, quem registra primeiro tem a prioridade.

Trabalhar com uma marca registrada impede ainda que você esteja utilizando uma marca que já foi registrado por outro, sem que você saiba. Isso pode trazer complicações legais para você e seus negócios.

Como se faz o registro de marca?

O registro de marca é feito, no Brasil, através do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Qualquer pessoa física ou jurídica pode solicitar o registro de uma marca. Para isso, basta comprovar uma atividade associada.

A primeira coisa a se fazer é uma pesquisa de marcas registradas, para se ter certeza de que ela está disponível para o registro. Essa consulta não deve ser feita apenas pela internet, mas utilizando a ferramenta de consulta do INPI. Se ela estiver disponível você poderá seguir adiante!

Consideramos que seja fundamental iniciar o pedido de registro e o acompanhamento pelo tempo médio de 2 anos, com a ajuda de serviço especializado. O registro por conta própria é possível, mas tem tantos pormenores, que você poderá desperdiçar seu tempo e seu dinheiro na tentativa de registrar sozinho a sua marca. Conte com a CDL!

Registrando a marca com profissionais

A melhor forma de obter o registro de marca é contando com ajuda especializada. Você se livra da parte burocrática e do acompanhamento do pedido e tem a certeza de que o processo vai durar apenas o tempo necessário para apuração pelo INPI.

A CDL está de portas abertas para auxiliar em mais esse serviço! Se quiser saber como proteger e blindar sua marca de maneira simples e RÁPIDA, sem precisar ficar se preocupando com documentos e formulários venha até a CDL Cabo Frio ou ligue-nos.

A CDL fica na Praça Porto Rocha, 18, loja 03, Square Shopping, Centro, Cabo Frio. Galeria da faculdade UNOPAR.

Nossos contato: (22) 2647-6207 ou por e-mail: cdlcabofrio@uol.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here