Muitos falam que as pessoas devem ser exímias resolvedoras de problemas. Mas ninguém enfatiza algo mais importante: evitar que eles ocorram. Evitar problemas é tarefa quase invisível, enquanto solucioná-los dá muita visibilidade.

Encontrar um problema, por definição parece ser algo ruim. Isso não é verdade. Existem dois tipos de problema: o ruim e o bom. O problema ruim de uma organização é aquele que decorre do desvio de operações de rotina. É um problema que cai em seu colo sem que você espere, pode ser a matéria-prima fora de especificação, o defeito numa máquina, a queima de um transformador, o acidente com o caminhão da empresa, a internet que está com mal funcionamento ou nenhum, defeito no computador que atrasa a meta, etc. Ele deve, sim ser evitado. Esse tipo de problema sempre existirá, mas podemos minimizá-lo por meio de um gerenciamento de rotina exemplar com base em padronização e treinamento intensivo.

O problema bom é aquele criado por você. Isso acontece quando você está insatisfeito com os resultados atuais e deseja melhorá-los, me refiro ao indicadores de vendas, de custos, de produtividade fabril, entre outros, que existem nas diversas áreas da empresa, por exemplo, se você vende 1000 peças por mês e quer aumentar para 1200, acaba de criar um problema bom que deve ser resolvido utilizando o método gerencial. É por isso que todos nós deveríamos ser “exímios resolvedores de problemas’’. Quanto mais competente você for na operação do método, mais útil você será para sua organização;

Um dos fatores importante é saber como envolver seus colaboradores mais antigos, desmotivados e desmotivadores, com o objetivo da qualidade total. Qualidade total é um sistema de gestão voltado para a satisfação de seus clientes e investidores, funcionários e sociedade. Quando se tem funcionários desmotivados na empresa, o principal indício é uma alta taxa de rotatividade de pessoal e um índice de absenteísmo elevado. E a causa quase sempre está na má gestão da empresa, ninguém deve ser culpado por estar desmotivado. Motivação é um estado de saúde mental, a falta de motivação decorre de anos de abandono de aspectos fundamentais para manter necessidades de vida dos seres humanos no local de trabalho. Conduzir projetos que possam levar o aumento da motivação de funcionários é uma excelente ideia, isso aumentara o engajamento, e os indicadores de satisfação humana no trabalho.

Para aumentar a motivação dos funcionários, obtendo o máximo de desempenho pode-se juntar sua equipe numa sala para fazer um brainstorming e perguntar qual a função de cada um na empresa, o que ela espera de nós, colete todas as opiniões que puder, deixe que todos falem e expressem suas ideias sem ser criticados. Escreve tudo numa lousa ou flip-chart. Depois, quando todos tiverem esgotado suas ideias, discuta todas elas estabelecendo uma ordem de prioridade. Escolha três ou cinco funções de seu departamento. Para cada uma dessas funções estabeleça um indicador. Por exemplo: sua empresa comprem insumos por um preço cada vez mais baixo, incentivando seu fornecedor a ser mais produtivo. Um indicador bom para essa função seja ‘’ganhos na obtenção de preço abaixo da inflação’’. E assim por diante.

 

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