No dia 12 de junho, os brasileiros disseminam o amor dos mais diversos jeitos e gestos. As comemorações cabem aos apaixonados, desde os mais inexperientes aos que possuem uma boa bagagem quando o assunto é o amor.
O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do Dia das Mães e Natal.
Ainda faltam 8 dias até lá, mas você lojista possui a missão de criar essa conexão com o seu cliente desde agora. Inspire ideias, apresente o seu produto e/serviço, e promova ações que mostrem o quanto você está preparado para atender as necessidades dos que desejam surpreender e inovar nas declarações de amor.
Pensando nisso, nós separamos sete ideias simples e práticas para que você consiga seduzir, encantar e fidelizar o consumidor. A tempo hábil para preparar grandes ações na sua loja, então aproveite e defina as melhores estratégias que trarão retornos a você e claro, ao cliente.
Está preparado para engatar em uma relação duradoura com o consumidor?
1. Ouvir e expressar o que sente são ingredientes importantes em um relacionamento
População brasileira anda desconfiada. Corrupção, crise financeira, e lenta recuperação econômica deixam os consumidores com pouco ânimo. Por isso, pense em ações que divulguem o amor das mais variadas formas para propiciar um clima festivo e alegre, onde as pessoas sintam vontade de expressas bons sentimentos. Avise os clientes sobre o que está sendo preparado para eles para que possam se preparar, e escolher o seu estabelecimento dentre tantos outros.
Seja claro, comunique-se para que a sua mensagem seja compreendida.
Ouvir com atenção também é importante. Se o cliente quer presentear alguém que ele ama, você e a sua equipe possuem a missão de encontrar o produto ideal que poderá expressar esse amor. A saída, neste caso, é conversar com ele para conhecer mais sobre o estilo, os gotos e a identidade do casal. Fique atento!
2. Entre no clima de romance
Criar uma experiência de compra diferenciada para o cliente pode criar um elo maior entre vocês. Capriche na decoração da sua loja ou até mesmo em embalagens personalizadas. Os pequenos detalhes serão percebidos pelo consumidor, por isso cuide do atendimento da sua equipe e da organização do espaço onde cliente será recebido.
Outra dica bacana, caso a sua empresa tenha essa modalidade, é criar kits para cada tipo de namorado (a). Exemplo: Kit do casal que ama cozinhar, kit do namorado educador físico, kit da namorada contadora, e etc..
Dessa forma você consegue entregar um presente personalizado e ajudar o cliente a presentear o cônjuge de forma certeira.
3. Eternos apaixonados: os casados também ‘namoram’
Atenção aos casados
Muitos colocam o foco do Dia dos Namorados apenas nos jovens enamorados e acabam esquecendo dos casais de longa data. As alianças de ouro não colocam fim às comemorações dia 12 de junho, lembre-se disso. Por isso, conquiste o coração dos seus clientes casados e proponha um atendimento diferencial para eles.
4. Invista no pós-venda e engate uma relação duradoura com o cliente
Ainda existem empresas que preocupam-se apenas em se relacionar com o cliente na hora da venda. Após o cartão ser passado ou o boleto pago, eles partem para o próximo comprador e esquecem de dar a assistência necessária em que já adquiriu o produto. A sua venda pode ter sido garantida, mas se você deseja que esse cliente volte a comprar na sua loja, então está na hora de pensar em treinar a sua equipe para atendê-los sempre com o mesmo cuidado.
Neste caso você pode pedir para o cliente contar como foi a entrega do presente, e utilizar a mensagem na sua campanha do Dia dos Namorados. Histórias reais encantam e aquecem corações.
Investir no pós-venda é investir em um cliente fiel.
Falando nisso…
5. Presentei quem é fiel a você
Que tal recompensar os clientes fiéis que promovem a imagem positiva da sua marca? Você pode proporcionar para eles brindes, descontos especiais ou até mesmo uma homenagem nas redes sociais. O foco da campanha pode ser na sua relação com o consumidor. Imagine o quão surpreso ele ficará ao ser reconhecido por você. Esbanje criatividade!
Dica: Quem deseja presentear o namorado (a), pode ganhar um serviço de entrega gratuito, com um cartão personalizado, garrafa de vinho, chocolate ou algum convite para jantar em um restaurante parceiro da sua empresa. Ou quem sabe você pode oferecer um desconto especial se os dois presentes forem comprados na sua loja.
6. Use as redes sociais para disseminar a paixão e a criatividade
Que tal criar uma campanha no Facebook, Instagram ou na rede social que mais faz sucesso entre os seus clientes? Você pode propor que os seguidores criem declarações de amor, através de vídeos ou textos. A postagem escolhida pode ganhar produtos, descontos, vale-compras ou um jantar romântico. Para incentivar os outros clientes a comprarem, as frases participantes da campanha, ou apenas algumas, podem receber algum desconto em serviços ou produtos selecionados pela loja.
Outra dica é fazer parceria com estabelecimentos que não sejam concorrentes. Você pode associar-se a uma empresa para conseguir descontos especiais ou brindes para os clientes.
Faça com que o cliente sinta-se satisfeito!
Outra dica bacana para monitorar as postagens é pedir que os clientes usem uma # hashtag, escolhida por vocês, na hora da publicação.
7. Tenha uma DR com a sua equipe
O clima no ambiente de trabalho influência diretamente no humor dos seus funcionários, e por consequência, no bom atendimento aos clientes. Funcionário de cara amarrada e braços cruzados causam mal-estar ao consumidor que ficam com aquela impressão de que estão fazendo um favor ao atendente, e pior, à loja.
Promova um clima de alegria na sua empresa, capacite os seus funcionários para que eles cativem os clientes de forma sincera e separem os problemas pessoais da vida profissional. Afinal, o consumidor merece ser tratado com educação, atenção e respeito. Se possível, presentei a equipe com alguns brindes, afinal, a empresa possui um relacionamento intenso com quem a representa.
Soluções? A CDL pode ajudar!