inadimpleciaÉ o menor aumento em, pelo menos, quase um ano e meio, diz CNDL. No acumulado do ano, inadimplência avançou 7,37%, informam lojistas.

A taxa de inadimplência dos consumidores no comércio varejista avançou 1,97% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informou nesta terça-feira (11) aConfederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Trata-se do menor crescimento mensal desde o início da série histórica disponibilizada pelaCNDL e pelo SPC Brasil, em janeiro de 2012. “Se por um lado a alta dos preços diminuiu o crescimento das vendas em maio, por outro o aumento do custo de vida forçou o brasileiro a consumir conscientemente e a adequar melhor seu orçamento frente ao novo cenário econômico”, avaliaram as entidades.

No acumulado de janeiro a maio de 2013, contra igual período do ano passado, a alta da taxa de inadimplência foi de 7,37%. “O crescimento desta base é resultado do aumento dos custos das famílias, impactado basicamente pela inflação, que tem mostrado resistência em voltar ao patamar estabelecido pelo governo [meta central de inflação de 4,5% ao ano medida pelo IPCA]”, informaram a CNDL e o SPC Brasil.

Consultas e cancelamentos de registros

A CNDL e o SPC Brasil disseram ainda que o número de consultas para compras a prazo e para pagamentos com cheques (indicador relacionado com o volume de vendas) subiu 2,24% em maio, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Este também é o menor crescimento desde o início da série histórica, em janeiro do ano passado.

“A inflação corrói o poder de compra do brasileiro, que já começa a diminuir os gastos, principalmente com supermercados e com compras parceladas de maior valor agregado”, avaliou a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos. No acumulado do ano, as consultas para compras avançaram 7,25%.

No caso do cancelamento de registros de inadimplência, a CNDL e o SPC Brasil informaram que houve um crescimento de 3,16% em maio de 2013, na comparação com o mesmo mês do ano passado, ao mesmo tempo em que cresceu 6,49% na parcial deste ano. A alta nos cancelamentos de registro da inadimplência, segundo a CNDL e o SPC Brasil, está relacionada com a queda do desemprego e com o aumento da renda do brasileiro.

Cuidados para evitar a inadimplência

A CNDL e o SPC Brasil divulgaram uma série de recomendações para que os consumidores não fiquem inadimplentes em suas compras. Segundo as entidades, as pessoas devem privilegiar pagamentos à vista; devem fazer planejamento financeiro com uma planilha mensal de gastos, além de preferir um número menor de prestações nas compras a prazo.

Os clientes também devem somar os juros e calcular o preço final dos produtos comprados a prazo (para ter uma ideia do valor pago em juros); não devem se ater ao valor da prestação e sim ao preço final da mercadoria, e manter uma reserva financeira por segurança. Outra recomendação é que os consumidores não comprometam toda sua renda com compras.

Metodologia

A CNDL lembra que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito, e considera as operações com atraso superior a 30 dias. As transações com cartões de crédito absorvem cerca de 20% do volume total de operações, segundo estimativas da entidade. Os dados da CNDL envolvem, porém, a consulta em mais de 150 milhões de cadastros de pessoa física (CPF) de consumidores em 800 mil pontos de vendas credenciados.

Fonte: G1

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