Consumidor

SAIBA COMO LIMPAR O NOME E NÃO FICAR INADIMPLENTE:

Como limpar o nome:

Procure o SPC levando identidade, CPF e documento que comprove a quitação de sua dívida

O lojista tem 24h, a contar da data da confirmação do pagamento, para solicitar a baixa junto a CDL via internet, arquivo ou boleto

O prazo de reabilitação do crédito do consumidor pode ser imediato, em 24h ou, no máximo, 72 h

Em caso de conciliação dia Defensoria Pública, o banco ou varejista deverão fazer a comunicação do pagamento ao SPC ou SERASA. Em geral, o acordo prevê a retirada do consumidor de seus cadastros em cinco dias

 

Cuidados para não ficar inadimplente:

Privilegiar pagamentos à vista

Ter uma planilha mensal de gastos

Nas compras a prazo, optar por um número menor de prestações

 Somar os juros e calcular o preço final dos produtos comprados a prazo

Não se ater ao valor da prestação, mas ao valor final da compra

Evitar empréstimos bancários

Não comprometer toda a renda e ter uma reserva para eventualidades

Na hora de renegociar, calcular o percentual da renda de que pode dispor para pagar a dívida

Se tiver mais de uma dívida, pagar primeiro a maior delas

 

Fonte: SPC e Defensoria Pública