Brasília reuniu, num mesmo cenário, lojistas, representantes das CDL’s e FCDL’s do país, profissionais do comércio, instituições de crédito, SPC e representantes do Governo.

Foram dois dias de evento que contaram com a participação de mais de 700 pessoas na plenária. A grande novidade foi a interação via twitter dos participantes com os painelistas. Utilizando a hashtag #fnc, os integrantes do Fórum Nacional do Comércio enviavam perguntas que apareciam em tempo real aos painelistas.
O evento que começou no dia 11 de outubro contou com a presença de representantes da CDLs do Estado do Rio de Janeiro, formando uma das maiores caravanas de CDLs no evento.
O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, deu as boas vindas aos participantes. “Este é o momento de compartilharmos de nossas necessidades, de mostrar como funciona o varejo em nosso país, abrindo novos horizontes para o conhecimento. É um momento ímpar de nos mobilizarmos para sermos ouvidos”, pontuou o presidente da Confederação de Dirigentes Lojistas, Roque Pellizzaro Junior.

O painel Crédito e Consumo teve como objetivo avaliar o passado e o mom ento do crédito no país. Autoridades e empresários debateram sobre de que formas o varejo nacional poderá acessar e disponibilizar o crédito no país.
Também foi discutido sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Existe um remédio para a economia: o investimento na micro e pequena empresa”. Com essa frase o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, abriu o painel este tema.
Tramita no Congresso Nacional uma proposta de alteração desta legislação que ampara mais de 85% dos estabelecimentos varejistas brasileiros, hoje optantes pelo Simples Nacional. Sobre este assunto, o senador José Pimentel destacou que o Congresso Nacional vai pressionar todos os integrantes para que a Lei não seja alterada

O painel “A relação com consumidores” fez a plateia participar e fazer perguntas diversas, entre elas a principal foi sobre a aplicação de multas às lojas e produtos. O advogado Walter Moura ressaltou que quan to mais transparente e padronizado for o estabelecimento mais fácil entender a relação de consumo.
O segundo dia do evento, 12 de outubro, os participantes ouviram sobre os Meios Eletrônicos de Pagamento. Entre os temas mais tratados no painel estava a cobrança de taxas por transações e o prazo de repasse do dinheiro para os lojistas.

Especialistas também passaram os empresários as Inovações e E-commerce.
Num debate inovador e com a presença da plateia com perguntas no microfone e via twitter, os especialistas traçaram a importância de o lojista fazer parte deste mundo de e-commerce. Além disso, mostraram que os lojistas e empresários devem estar atentos às novidades. “O mundo digital não requer clientes, e sim fãs”, disse Rodrigo Demétrio, especialista em social commerce. “Às vezes o receio do novo não nos permite seguir”, finalizou o mediador e consultor da CNDL, Marcelo Castro.
“Foi um evento excelente, com um conteúdo im portantíssimo para a classe empresarial. Tivemos a oportunidade de ouvir – de técnicos do varejo, autoridades que conhecem as leis do comércio e representantes de empresas que vivenciam o dia a dia do comércio – conhecimentos únicos, bem detalhados e que engrandecerão os negócios e as entidades cedelistas de todo o país. Parabenizo à CNDL e a CDL DF por esse evento de grande nível”, afirmou o presidente da FCDL RJ Jair Francisco Gomes.

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