Crédito ou débito? É cada vez mais comum para o consumidor ouvir esta pergunta ao chegar no balcão. Em algum momento, o varejista também se depara com a dúvida e precisa decidir quais formas de pagamento colocará à disposição dos seus clientes, uma vez que a demanda dos consumidores pelo pagamento com cartões é crescente e também mais segura.

Seguir oferecendo somente a opção do dinheiro pode custar caro. Isso não significa, porém, que a opção pelas modalidades mais recentes de pagamento não imponha seu custo. Assim, qual o alcance dos cartões de crédito, débito e outras modalidades de pagamento online entre empresários do varejo e de serviços.

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As vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito

Os empresários que dão a opção de pagar com cartões enxergam tanto vantagens como desvantagens em oferecer o uso do cartão de crédito como meio de pagamento.

As principais vantagens relatadas são:

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Já os pontos negativos são ligados às taxas das administradoras:

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Quatro em cada dez empresários que recebem através de cartões (41,9%)

afirmam descontar o percentual que o cartão cobra sobre as vendas para o cliente que pagar em dinheiro à vista

Já a prática de oferecer desconto para pagamento à vista é admitida por mais da metade dos entrevistados (59,1%)

incluindo até mesmo aqueles que não aceitam cartões. Entre estes, o percentual médio de desconto é de (8,1%)

O que pode mudar?

Entre as principais medidas sobre o mercado de cartões de crédito, débito e assemelhados que estão sendo discutidas junto ao Governo e que poderiam contornar os inconvenientes e contribuir para o crescimento de seus negócios, os varejistas elencam a redução das taxas e prazos de recebimento de 30 para 2 dias (mencionada por 44,3%); a isenção das taxas de administração cobrada dos estabelecimentos (44,3%); a redução dos custos de antecipação de vendas feitas no cartão de crédito (23,3%); e a cobrança de tarifa fixa sobre cada transação de cartão de débito (21,5%), além de outras.

Para os empresários, o consumidor também seria beneficiado, com preços melhores dos produtos (35,0%); mais opções de forma de pagamento (23,6%); a opção de pagar mais barato a depender da forma de pagamento escolhida (21,5%); e um maior número de estabelecimentos vendendo no cartão de débito (16,2%).

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