Todo mundo sabe que uma boa venda é aquela em que tanto o cliente como o lojista ficam satisfeitos. O consumidor por ter comprado um produto ou serviço que atende à sua necessidade e o empresário por ter recebido o valor da venda.

O problema é quando acontecem situações desagradáveis em que o empresário acaba ficando não apenas sem a mercadoria, mas também sem o dinheiro.

Quem nunca passou por uma situação como essa?

É para evitar, ou pelo menos minimizar, essas dores de cabeça que existem as ferramentas de concessão de crédito, que ajudam, os empresários a se protegerem dos clientes inadimplentes.

Com inflação e juros nas alturas, não há orçamento que aguente e aí vem a inadimplência. Para se proteger, é preciso priorizar cada vez mais a qualidade do crédito em detrimento da quantidade. Mais vale uma carteira reduzida de bons pagadores do que uma grande carteira de maus pagadores, concorda?

Em empresas menores e pequenas cidades, é comum que haja um relacionamento de crédito mais informal com os clientes, mas uma gestão profissional requer uma concessão de crédito com critérios técnicos. Ao fazer uma análise consciente dos riscos que uma venda a prazo pode gerar ao seu negócio, o empresário consegue planejar melhor seu fluxo de caixa. A final,quando um consumidor não quita um débito, quem assume a dívida é você, empresário, tendo de cobrir o valor devido aos fornecedores. E quando essa taxa de inadimplência se torna alta, o orçamento da empresa é um dos primeiros a sentir o abalo.

Bom, fica a dica. A sua empresa está preparada para lidar com atrasos de pagamentos? A prevenção contra inadimplência é essencial para o sucesso do seu negócio. Pense nisso!

Conte com a CDL Cabo Frio para recuperação de dívidas.

Faça-nos contato!

Saudações Lojistas!